quinta-feira, 22 de abril de 2010

Aulas de natação precoces podem reduzir afogamentos


Um novo estudo reforça o argumento de que colocar crianças de 1 a 4 anos em aulas de natação pode reduzir a probabilidade de afogamento.

A ideia parece óbvia, mas alguns especialistas em segurança levantaram dúvidas acerca do risco de se ensinar crianças pequenas a nadar. Eles diziam que o ensino precoce poderia ser perigoso, pois diminuiria nas crianças o medo natural da água ou faria com que os pais ficassem confiantes demais. A Academia Americana de Pediatria, por exemplo, recomenda aulas de natação para crianças a partir dos cinco anos, mas não assume uma posição sobre aulas para crianças mais novas, pois não se sabe o suficiente sobre seus efeitos.

O estudo, que aparece na publicação especializada "The Archives of Pediatric & Adolescent Medicine", examinou as mortes por afogamento em crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos, naturais de seis estados americanos, durante dois anos. Pesquisadores compararam a experiência em nado das vítimas com aquela de crianças em idades similares do mesmo estado.

Comandados por Ruth A. Brenner, do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano, eles descobriram que as aulas de natação não aumentavam o risco de afogamento para crianças mais novas – na verdade, elas pareciam reduzi-lo. Todavia, os autores avisam que as aulas de natação, sozinhas, “não evitam o afogamento, e que mesmo os nadadores mais experientes podem se afogar”.


Fonte: www.zill.brasilportais.com.br/geral/aulas-de-natacao-precoces-podem-reduzir-afogamentos-187945.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário